Fora dos planos do Corinthians, Éderson foi cedido novamente por empréstimo ao Fortaleza, clube que o jogador defendeu e ganhou destaque na temporada em 2021. A princípio, a ideia do Timão era negociá-lo com o exterior, mas na falta de ofertas que agradassem, o clube do Parque São Jorge aceitou liberar o atleta para o Leão do Pici.
Agora, porém, surge um interessado na Itália. Nos últimos dias, o jornalista Nicolò Schira, especializado no mercado de transferências, informou que o Salernitana, último colocado no Campeonato Italiano, demonstrou interesse na contratação do brasileiro de 22 anos.
De acordo com o Jorge Nicola, a Salernitana está disposta a gastar 7 milhões de euros (cerca de 46 milhões de reais) para comprar Éderson. Entretanto, o montante não seria investido de uma vez só.
A ideia dos italianos é comprar 50% dos direitos inicialmente, desembolsando algo na casa dos 23 milhões de reais, deixando o restante para comprar caso o time se mantenha na primeira divisão. Segundo Nicola, esta cláusula não agradou os representantes de Éderson e nem o Corinthians. As conversas estão em fase inicial.
Neste momento, o meio-campista está emprestado até dezembro de 2022. Porém, há uma cláusula que que permite que o negócio entre os clubes seja interrompido caso uma proposta de fora agrade os interesses do Timão.
Ao longo da temporada, o volante Éderson participou de 58 jogos, marcou três gols e deu outras três assistências.