Copa Libertadores e Copa Sul-Americana seguirão tendo cinco substituições em 2022

As cinco substituições de jogadores continuarão valendo para as partidas das edições 2022 da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, Nesta segunda-feira, a Conmebol divulgou que continuará permitindo um maior número de alterações de atletas em suas competições nesta temporada.

A manutenção da regra, criada em 2020 por causa da pandemia da Covid-19, foi feita segundo nota da entidade por causa da situação atual da disseminação do vírus. Para 2022, seguirá valendo o regulamento da temporada passada, que permite a extensão do número de substituições de três para cinco.

Tanto a Fifa como a IFAB (International Board) já haviam permitido a permanência da regra para as ligas que queiram ainda manter o número de alterações nos jogos permanentemente. Algumas competições segurem adotando o número de alterações, mas outras (caso da Premier League) retornaram ao número de três alterações costumeiro até o começo de 2020.

Outro ponto citado na nota da Conmebol é a permanência da ‘sexta substituição’, esta apenas para as finais da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A mudança extra, no entanto, só está disponível para os jogos que forem para a prorrogação nas respectivas decisões, que são em partida única. Além, claro, da partida de volta da Recopa Sul-Americana.

A manutenção da regra das alterações por parte da entidade começará a valer a partir do próximo dia 9, quando começará a primeira fase classificatória da Libertadores. A Sul-Americana, por sua vez, se inicia em março.

leia também:

Leave a Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *