São três jogos, e três vitórias. Esse é o retrospecto do Corinthians na Neo Química Arena desde o retorno de público ao estádio. A volta aconteceu de forma gradual, dos 30% até os 100% da capacidade do local. Com o apoio da Fiel, o retrospecto em casa deslanchou. As informações é do portal GE.
Neste segunda-feira (1), o primeiro jogo com 100% do estádio liberado, o Corinthians registrou o maior público do Campeonato Brasileiro ao receber 39.834 pagantes na vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense. Ao todo, foram mais de 40 mil presentes e uma renda superior a R$ 2,2 milhões para os cofres do clube alvinegro.
Públicos do Timão no Campeonato Brasileiro:
- Corinthians 3×1 Bahia – pagantes 10.470 = capacidade 30%
- Corinthians 1×0 Fluminense – pagantes 11.892 = capacidade 30%
- Corinthians 1×0 Chapecoense – pagantes 39.734 = capacidade 100%
O retorno e a melhora em casa podem ser determinantes para a equipe conquistar o objetivo final de 2021: a vaga direta à Libertadores. Antes da presença de público, a equipe do técnico Sylvinho havia ganhado apenas três, empatado quatro e perdido outras quatro partidas em Itaquera neste Brasileirão.
No total, antes de a pandemia do coronavírus chegar ao Brasil, o aproveitamento da equipe em casa estava na casa dos 70%. Com a pandemia, o número caiu para 51%.
Para Sylvinho, tal fato é um retrato do que é o Corinthians. A atmosfera positiva criada pela presença do torcedor na Arena, segundo ele, fez a diferença para a equipe vencer a Chapecoense:
“Nós tivemos variações táticas, qualidade do atleta em campo, lance bonito do Jô, cabeçadas de Gil e João, lance do Du, entre outras situações de gol. Mas o gol foi um retrato do que é o Corinthians, o estádio lotado empurrou o time para frente o tempo todo. Tivemos 80% de posse de bola, senhores, quer dizer que o torcedor estava próximo de nós, o time adversário não conseguia sair de trás. Uma finalização para a defesa do Donelli.”
“Jogamos no campo adversário, é um retrato do torcedor do lado que cria uma atmosfera muito positiva para atacar o tempo todo. O nosso gol foi do estádio lotado, um estádio que impõe.”
Até o fim do Brasileiro, o Corinthians fará mais cinco jogos com a presença de sua torcida na Neo Química Arena. O Timão ainda vai receber Fortaleza, Cuiabá, Santos, Athletico-PR e Grêmio.
O jogo contra o Fortaleza acontece já no próximo sábado. O Corinthians é o sexto colocado, com 44 pontos, e o rival o quinto, com 48, fato que torna o confronto importante na briga pelas primeiras colocações da tabela.
leia também:
- Rórger Guedes celebra gol do Corinthians e agradece presença da Fiel
- Sylvinho elogia torcida do Corinthians e celebra “foi uma vitória de alma”
- Marcos fica “frustrado” com a vitória do Corinthians: “Sequei de trouxa”