O superintendente de Marketing do Corinthians, José Colagrossi Neto, divulgou nesta sexta-feira a data de inauguração do busto de bronze de Zé Maria. O evento acontece no dia 11 de novembro, às 11h, no Parque São Jorge. O dia também marca o aniversário de 51 anos da estreia do ídolo pelo Timão.
Na mesma data, 1970, Zé Maria entrou em campo pela primeira vez com a camisa do Corinthians. Na ocasião, enfrentou o Grêmio, em Porto Alegre, pela primeira fase do torneio Roberto Gomes Pedrosa, o Robertão. O jogo terminou com a vitória do time gaúcho por 1 a 0.
A partida mais conhecida do ídolo corinthiano é da primeira final do Paulistão de 1979. Durante o confronto, O ex-lateral-direito sofreu um corte no supercílio e se recusou a sair de campo. A imagem de sua camisa encharcada de sangue foi eternizada e o Zé Maria se tornou símbolo da raça alvinegra. Um uniforme comemorativo, aliás, ganhou espaço nas lojas do Poderoso Timão.
Linda e justa homenagem a quem simboliza toda raça corinthiana. Enfim, nosso Zé ganha o seu busto. Camisa comemorativa nas lojas do Poderoso Timao. pic.twitter.com/I2LYJcT5B0
— José Colagrossi (@JColagrossiNeto) October 29, 2021
Vale lembrar que o Corinthians fez outras homenagens, são elas; Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Sócrates, Rivellino, Teleco, Marcelinho Carioca e Ronaldo Giovaneli e Wladimir.
O 11° jogador a receber a homenagem na sede social do clube. Zé Maria vestiu o manto alvinegro por 13 anos. Ao todo, foram 58 jogos disputados e 17 gols marcados. Em seu currículo o jogador possui as conquistas dos Paulistas de 1977, 1979, 1982 e 1983.
- Andrés Sanchez sobre Ronaldo Fenômeno no Corinthians: “Era o primeiro a chegar e o último a ir embora”
- Corinthians definiu estratégia para contar com o volante Paulinho
- Corinthians tem novo plano para não perder atacante titular de graça
- Torcida organizada do Corinthians foi proibida de frequentar estádios no Brasil durantes seis meses