O ex-presidente Andrés Sanchez foi responsável por comandar o Corinthians em 2008, ano em que o clube disputou a Série B do Brasileirão. O retorno para a primeira divisão ocorreu sem grandes problemas e em 2009 o Timão começou a temporada buscando recuperar seu protagonismo nacional. E o cartola agitou o Mercado da Bola da temporada em questão ao fechar a contratação de Ronaldo Fenômeno.
Flamenguista assumido, Ronaldo tinha o interesse de encerrar sua carreira no clube do coração. Mas por falta de acerto, ele aceitou o convite para defender as cores da equipe paulista. E para Andrés, o ex-jogador foi a melhor contratação de suas passagens pelo clube.
Em entrevista ao programa Podcast “Papagaio Falante”, Andrés Sanchez ao falar sobre Ronaldo Fenômeno.
“A maior contratação foi o Ronaldo Fenômeno. É um cara que ajudou muito o Corinthians, como o Corinthians também ajudou ele o Brasil. É um dos maiores profissionais que eu vi na minha vida. Um cara milionário, já tinha conquistado tudo na carreira, mas chegava uma hora e meia, duas horas antes do treino e ia embora uma hora e meia, duas horas depois. Era o primeiro a chegar e o último a ir embora”. afirmou
Apesar de uma saída conturbada, após a eliminação na Copa Libertadores em 2010, Ronaldo Fenômeno marcou seu nome na história do clube alvinegro. Inclusive muitas mudanças nos bastidores, como melhora no CT e recuperação de atletas aconteceram por influência de R9.